O sucesso financeiro é uma jornada e o primeiro passo começa aqui!
Você já usou a fórmula de Benjamim Graham para avaliar ações ?
Benjamin Graham, tem fama e passou a ser conhecido como o “pai do investimento em valor”, por sua influência marcante no mercado financeiro. Sua mentalidade de investir com base no valor intrínseco de uma ação, transformou a forma como investidores analisam oportunidades de ganho, utilizando a fórmula que leva seu nome: a fórmula de Graham.
Mas o que exatamente a fórmula pode proporcionar ao investidor? Vamos ver no decorrer do Texto!
Funcionamento!!
Originalmente apresentada no livro O Investidor Inteligente, a fórmula de Graham foi criada para oferecer uma forma simples e prática de estimar o valor intrínseco de uma ação.
Valor intrínseco = √ (22,5 x LPA x VPA) Em que:
LPA: lucro por ação (lucro líquido dividido pelo número de ações).
VPA: valor patrimonial por ação (patrimônio líquido dividido pelo total de ações).
“O preço atual não deveria ser mais do que 1,5 vez o último valor contábil divulgado. No entanto, um múltiplo de lucros inferior a 15 poderia justificar um múltiplo de ativos correspondentemente maior. Como uma regra de bolso, sugerimos que o produto do múltiplo vezes a razão preço/valor contábil não deva exceder 22,5. (Esse número corresponde a 15 vezes os rendimentos e 1,5 vez o valor contábil. O resultado admitiria uma ação negociada a apenas nove vezes os lucros e 2,5 vezes o valor do ativo etc).”
Benjamin Graham (O Investidor Inteligente – Capítulo 14).
Simplificando, Graham entendia ser inteligente e coerente pagar, no máximo, 15 vezes o lucro por ação de uma empresa e 1,5 vezes o valor patrimonial por ação.
Agora que já olhamos a fórmula (teoria), vamos executar na prática a metodologia. Olha que interessante.
Coleta de Dados:
Primeiramente, você precisa dos dados financeiros da empresa, como LPA (Lucro por ação) e o VPA (Valor patrimonial da ação). Esses dados são geralmente encontrados no relatório de relação com investidores), vários sites atualmente publicam as informações.
Cálculo do Valor Intrínseco:
Insira os dados no simulador que você encontra no link Simulador Preço Justo da Ação. Com o resultado, compare o valor com o preço de mercado atual. Se o preço de mercado estiver abaixo do valor intrínseco, a ação pode estar subvalorizada, indicando uma possível oportunidade de investimento.
Ponderações importantes sobre a formula.
A fórmula de Graham é uma ferramenta poderosa, mas precisamos ter em mente que é necessários avaliar outros indicadores.Aqui estão algumas considerações:
Simplicidade: A fórmula não leva em conta fatores qualitativos, como a competitividade da empresa, gestão ou mudanças regulatórias.
Estimativas: A taxa de crescimento (g) é difícil de prever com precisão, especialmente para empresas em setores voláteis.
Contexto: A fórmula foi criada em um período de mercado diferente. É sempre bom complementar a análise com outras métricas e métodos modernos.
Conclusão:
A fórmula de Graham é uma metodologia que se encaixa melhor em empresas que apresentam lucros constantes e com valor de patrimônio líquido considerável. Companhias que geram pouco caixa, não tem histórico de dividendos e registram consecutivos prejuízos podem distorcer a fórmula.
Se você deseja aprofundar sua estratégia de investimentos, lembre-se de combinar diferentes métodos de análise e de considerar o contexto econômico atual.
E você, já utilizou a fórmula de Graham? Compartilhe suas experiências nos comentários!
Acesso grátis no aplicativo Meu Saldo