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O sucesso financeiro é uma jornada e o primeiro passo começa aqui!

Muitos especialistas gastam horas tentando encontrar o valor de uma empresa e acredito que seja uma das perguntas mais importantes no mundo dos negócios e dos investimentos: Quanto vale uma empresa?. Às vezes as respostas surpreendem os analistas e cada método aplicado é uma tentativa de ter um alto indice de acerto. A resposta é essencial tanto para investidores quanto para empresários, e a prática de determinar esse valor é conhecida como valuation.

Valuation: Como Avaliar o Valor de uma Empresa

Muitos especialistas gastam horas tentando encontrar o valor de uma empresa e acredito que seja uma das perguntas mais importantes no mundo dos negócios e dos investimentos: Quanto vale uma empresa?. Às vezes as respostas surpreendem os analistas e cada método aplicado é uma tentativa de ter um alto indice de acerto. A resposta é essencial tanto para investidores quanto para empresários, e a prática de determinar esse valor é conhecida como valuation.

O processo de estimar o valor de uma empresa ou ativo, (Valuation), utiliza métodos quantitativos e qualitativos, que avaliam a saúde financeira da empresa, além de estimar a potencial geração de caixa no futuro. O Valuation é uma ferramenta crucial para fusões, aquisições, negociações de capital e até mesmo para investidores que desejam identificar se uma ação está sub ou supervalorizada no mercado financeiro.

Você já conhecia a metodologia de Valuation ? Vamos explorar juntos!!

A importância do Valuation.

O valuation permite:

  • Identificar Oportunidades de Investimento: Saber se o preço de uma ação está justo.
  • Tomar decisões estratégicas: Ajudar na negociação de venda, fusão ou aquisição de uma empresa.
  • Planejar o Futuro da Empresa: Entender o valor atual para traçar estratégias de crescimento.

Agora que estamos cientes sobre a importância e objetivo do Valuation, veremos a seguir as principais metodologias.

Principais Metodologias de Valuation

1. Fluxo de Caixa Descontado (DCF – Discounted Cash Flow)

O método de fluxo de caixa descontado é amplamente reconhecido como uma das formas mais precisas de avaliar uma empresa. Na prática a metodologia, busca estimar projeção dos fluxos de caixa futuros da empresa e os traz para o valor presente, utilizando uma taxa de desconto.

Etapas do DCF:

  1. Projeção de Fluxo de Caixa: Estimar os fluxos de caixa livres (Free Cash Flow) para os próximos anos.
  2. Definir a Taxa de Desconto: Geralmente o Custo Médio Ponderado de Capital (WACC).
  3. Calcular o Valor Presente: Trazer os fluxos projetados para o valor presente.

O DCF é ideal para empresas consolidadas e com fluxos de caixa estáveis e previsíveis. A aplicação para empresas em estágio inicial e startups torna-se complexo por essas empresas não apresentarem geração de caixa futuro. O investidor ou analistas irão buscar outras fórmulas para identificar o Valuation das empresas.

2. Múltiplos de Mercado

Um pouco mais amplo, o método de múltiplos compara a empresa em análise com outras empresas similares do mercado, empresas que já possuem seu valor de mercado conhecido e divulgado. Os múltiplos mais comuns incluem a lista abaixo:

  • EV/EBITDA: Valor da empresa dividido pelo EBITDA (Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização).
  • P/L (Preço/Lucro): Preço da ação dividido pelo lucro por ação.
  • EV/Vendas: Valor da empresa dividido pela receita anual.

Por ser mais aplicável, a metodologia de múltiplos depende exclusivamente da disponibilidade de dados de mercado e de empresas comparáveis com fácil acesso. Empresas de capital aberto são excelente casos de comparação de múltiplos desde que seja o mesmo segmento.

3. Valor Patrimonial Contábil

Talvez esse método é o mais simples, o processo de cálculo do valuation é baseado no patrimônio líquido da empresa, através do balanço patrimonial onde é comparado os ativos e passivos da empresa. A fomula é simples e os especialistas de contabilidade tem fácil acesso a essa informação.

Fórmula:
Valor Patrimonial = Ativos – Passivos

O ponto de atenção para essa metodologia, o processo não considera o potencial de crescimento ou a lucratividade futura, o que pode distorcer o real valor da empresa. Esse método é mais adequado para empresas em setores maduros ou estáveis.

4. Valuation por Lucros Futuros Múltiplos

O método por lucros futuros múltiplos,  usa a estimativa de lucros futuros da empresa, multiplicando-os por um múltiplo adequado, que reflete as expectativas do mercado. Como nos exemplos anteriores encontrar informações gerenciais da empresa no mercado é um desafio constante,

Fórmula:
Valor da Empresa = Lucro Futuro × Múltiplo de Mercado

Muitas Startups utilizam o método por lucros futuros múltiplos, mas é preciso ficar atento com a seleção de dados, estimativas e ao múltiplo escolhido com base na empresa comparada. Análise com bastante paciência os números coletados para não distorcer o cálculo do Valuation.

 

Por fim, acredito que todos os investidores e analistas que buscam calcular o Valuation, se questionam qual é  a melhor metodologia para aplicar. A escolha depende muito de alguns fatores preponderantes para ser o mais assertivo possível. 

Os fatores abaixo podem ajudar na escolha do método.

  • Tamanho da empresa: Empresas consolidadas podem usar o DCF ou múltiplos; startups podem optar por lucros futuros.
  • Disponibilidade de dados: O método depende da qualidade das informações financeiras disponíveis.
  • Objetivo do valuation: Venda da empresa, investimento ou planejamento estratégico.

A avaliação de uma empresa vai além de analisar e estimar números, o processo exige uma análise cuidadosa do mercado, da gestão e das perspectivas futuras e ambiente onde a empresa está atuando. Cada método de valuation tem suas vantagens e limitações, e muitas vezes é recomendável combinar mais de uma abordagem para obter um resultado mais completo. O Saldo econômico desenvolveu um Simulador de Valuation, utilizando o método de Fluxo de Caixa Descontado. Corre lá conhecer!! 

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